Meduca

Tema Curso

Colposcopia

Instrutores

Dr. José Carlos Torres

Aulas

5 aulas

Duração

Total: 78 minutos

Descrição do Curso

A colposcopia ainda é uma ferramenta imprescindível na avaliação de mulheres com suspeita de lesões subclínicas no trato genital inferior, principalmente no colo do útero. Na rotina encontramos mulheres apreensivas pela situação inesperada e necessidade de realizar colposcopia, e a situação piora durante a procura por uma avaliação colposcópica segura e qualificada, pouco disponível. Ou seja, um campo a ser explorado, com excelente potencial, embora não seja fácil encontrar meios de ensino adequados de colposcopia.

Mas, é possível aprender colposcopia aos poucos e adquirir experiência, embora isso possa demorar pela menor frequência de casos com indicação, dificultando atingir a segurança necessária para sua realização.

Conhecendo e vivenciando esta situação, os professores da MEDUCA desenvolveram um curso de colposcopia objetivo, contendo informações imprescindíveis que irá abreviar o tempo de aprendizado para a realização de uma colposcopia adequada. Focado em conteúdos relevantes e dicas exclusivas, o Curso de Colposcopia irá expandir seu conhecimento, direcionando seu raciocínio e potencializando sua atuação na rotina de realizar colposcopia.

Conteúdo Abordado no Curso
  • Entendendo a colposcopia
    – Histórico
    – Indicações
    – Formação das imagens e importância da JEC
    – Como realizar e uso dos reagentes
  • Colposcopia nas lesões cervicais:
    – Baixo grau (LSIL), metaplasia e condiloma
    – Alto grau (HSIL) e câncer: onde a colposcopia não pode errar
    – Usando sistemas de escores: sua colposcopia mais assertiva
    – Casos clínicos e dicas MEDUCA: colposcopia na vida real
CV dos Instrutores
Dr. Julio Cesar Teixeira
Médico, professor e pesquisador. Graduação em Medicina (1989), mestrado (1996), doutorado (2000), Livre-Docente (2019), e Professor Associado (2022) em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio em Cirurgia Pélvica no Hospital do Câncer AC Camargo (S.Paulo,1992) e em Mastologia no Instituto do Tumor de Milão (Itália, 1993). Médico assistente do Hospital da Mulher, CAISM-Unicamp desde 1994 e Professor de Medicina (Tocoginecologia) em Dedicação Exclusiva, na FCM-UNICAMP, atuação como Professor Pleno da pós-graduação em Tocoginecologia (CAPES 7) desde 2013. Diretor da Divisão de Oncologia do Hospital da Mulher da Unicamp entre 2018-2024. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia Oncológica e Mastologia, atuando principalmente nos seguintes temas: patologias por HPV (rastreamento, diagnóstico, colposcopia, tratamento), vacina contra HPV, câncer de colo e de corpo do útero, patologia mamária e rastreamento populacional. Investigador Principal em estudos de Fases II a IV de vacina contra HPV (2000-2017) e em Estudo de Demonstração Populacional de Rastreamento de Câncer de Colo de Útero com teste de DNA-HPV desde 2012. Membro da Comissão Nacional de Vacinação na Mulher da FEBRASGO desde 2012.
Dr. José Carlos Torres

Médico (MD PhD), professor, pesquisador. Graduação em Medicina (1991), mestrado (1998), doutorado (2001). Estágio em Cirurgia Pélvica no Hospital do Câncer AC Camargo (S.Paulo,1994) e em Mastologia e Cirurgia Peritoneal (HIPEC) no Instituto do Tumor de Milão (Itália, 1997). Médico assistente do Hospital da Mulher, CAISM-Unicamp, e atuando desde 2016, como Organizador e Coordenador da Reunião Ordinária Semanal da Ginecologia Oncológica e Coordenador da Cirurgia Oncológica pélvica do CAISM, UNICAMP.

Experiência profissional sólida na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia Oncológica e Mastologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Robótica (proctor em ginecologia na plataforma Da Vinci); Cirurgias pélvicas de alta complexidade por vídeo-laparoscopia e via minimamente invasiva, Mastologia e Oncoplastia.

Atuação solida na área de ensino e treinamento: Coordenador e Preceptor dos residentes em ginecologia do Hospital Centro Médico de Campinas (2000-2002), membro da Comissão de treinamento em cirurgias minimamente invasivas nos Congressos da SOGESP desde 2017.

É membro do corpo clínico (1998) e Cirurgião Onco-ginecológico habilitado em cirurgia Robótica (2016) pelo Hospital Albert Einstein (SP). Membro efetivo da Sociedade Americana de cirurgiões da mama (American Society of Breast Surgeons); diretor administrativo médico do Instituto Torres de Oncologia, membro do corpo clínico e staf de Cirurgia Robótica do Hospital Vera Cruz de Campinas e Hospital Centro Médico de Campinas.